Ao analisarmos os dados do IBGE e de outras instituições confiáveis podemos entender mais sobre a distribuição dos profissionais farmacêuticos nas regiões do Brasil. Podemos comparar dois mapas para ter uma visão mais ampliada, o primeiro está de acordo com um relatório de 2015, ‘’Perfil do farmacêutico no Brasil’’, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia. Esse documento reuniu quase 20 mil farmacêuticos de participação voluntária, em uma pesquisa de público alvo superior a 180 mil profissionais. Apesar de aparentemente baixo, o número representa mais de 10% do público inicial, tendo representante de todas as unidades federativas, o que garante credibilidade e aplicabilidade dos resultados.
Segundo o relatório, a região Norte conta com apenas 7,5% dos farmacêuticos do país, seguido da região Centro-Oeste com 11,7%, Nordeste com 14,7%, Sul com 27,7% e por último a região Sudeste com 38,4%. 
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR)

Essa distribuição pode ser comparada à apresentada pela Revista Guia da Farmácia (2015), que reuni dados do IBGE e do ICTQ, Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico. Tal mapa traz os resultados divididos por estados, porém, se calculado a média por região obtemos: região Norte mais uma vez com a menor porcentagem de profissionais, chegando apenas a 5,2%, Centro-Oeste 9,8%, Nordeste com 13,6%, Sul com 19,9% e, mais um vez a região que mais concentra profissionais, Sudeste com 51,4%.


Regiões Norte e Nordeste
Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul

São notáveis as diferenças numéricas, porém, podemos constatar o destaque do Sudeste em números de farmacêuticos e a carência do Norte.
De acordo com o ‘’Perfil do farmacêutico no Brasil’’, podemos, ainda, ter uma ideia da distribuição dos profissionais por área de atuação: 

          
REFERÊNCIAS:

LEONARDI, Egle. Especial Farmacêutico: atuação. Guia da Farmácia, São Paulo, n. 266, jan. 2015. Disponível em:

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Perfil do farmacêutico no Brasil: Relatório. Brasília, 44p. 2015. Disponível em: