O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi instituído pela Lei 3.820 de novembro de 1960, pelo Presidente Jucelino Kubitschek.  Esta lei regulamenta que o Conselho Federal de Farmácia é o órgão supremo, com jurisdição em todo território nacional e qualquer atividade profissional que seja exercida por farmacêuticos, está sobre a sua regulamentação. O CFF é responsável por garantir o bem-estar e a segurança do cidadão, frente às atividades exercidas pelo farmacêutico com base na ética da profissão.

CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR O SITE DO CFF

Com base Lei 3.820 de novembro de 1960, são atribuições básicas do Conselho Federal de Farmácia:
- Inscrever e habilitar os profissionais farmacêuticos;
- Expedir resoluções que se tornarem necessárias para fiel interpretação e execução da lei, definindo ou modificando atribuições e competências dos profissionais farmacêuticos;
- Colaborar com autoridades sanitárias para uma melhor qualidade de vida do cidadão;
- Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica;
- Zelar pela saúde pública, promovendo a difusão da assistência farmacêutica no País.

Entre os serviços oferecidos pelo Conselho Federal de Farmácia estão listados:
-Fiscalizar o exercício profissional, através dos Conselhos Regionais de Farmácia;
- Prestar consultoria e assessoria de informações técnicas e jurídicas na área farmacêutica;
- Oferecer informações sobre o uso racional de medicamentos, e esclarecer dúvidas, através do Centro Brasileiro de Medicamentos (CEBRIM).
-Promover e apoiar congressos, cursos e eventos científicos.

 A principal missão do CFF é a busca pela valorização do farmacêutico, tendo sempre em vista a proteção da sociedade, possuindo como metas a promoção da assistência farmacêutica para os cidadãos em busca de gerar benefícios.
Atualmente o diretor da instituição é Walter da Silva Jorge João, eleito através do voto direto e secreto, com mandato de 2 anos. O CFF também conta com Conselheiros Federais, caracterizando a instância máxima do órgão, é constituído por um membro de cada conselho regional.
Desta maneira, é dever do Conselho Federal de Farmácia julgar todos os processos referentes ao exercício da profissão, estabelecer Resoluções que regulamentem as atividades farmacêuticas e supervisionar as atividades dos Conselhos Regionais.

REFERÊNCIAS:

BRASIL.Cria O Conselho Federal e Os Conselhos Regionais de Farmácia, e Dá Outras Providências. Lei nº 3820, de 11 de novembro de 1960, Brasília.Disponível em:<http://www.cff.org.br/userfiles/file/educacao_farmaceutica/Comissao_Ensino/OutrasLegislacoes/Lein3820_1960.pdf>. Acesso em: 07 maio 2016.

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. O conselho Federal. Disponível em:
<http://www.cff.org.br/pagina.php?id=1&menu=1&titulo=O+Conselho+Federal>. Acesso em: 07 maio 2016.