Os dados levantados pelo INEP em 2014 referentes ao número de cursos de Farmácia no Brasil estão resumidos nos gráficos que se seguem:

 
      O Brasil conta com 454 cursos de Farmácia, destes, 358 (79%) são de natureza privada e apenas 96 (21%) de natureza pública.

       No referido ano de estudo, a maior parte dos cursos de natureza pública estavam concentrados nas universidades (90%), com destaque para as universidades federais que concentram 59% dos cursos de natureza pública.    

      Os 358 cursos de Farmácia de natureza privada estão melhor distribuídos entre universidades, centros universitários e faculdades, se comparados aos cursos públicos. A maior parte deles se concentram em faculdades (46%), seguidas da universidades e centros universitários, 35% e 19%, respectivamente. Por sua natureza privada, estes cursos não se encontram administrados por órgãos federais, estaduais ou municipais, motivo pelo qual essa divisão não consta na tabela acima.
Ainda sobre o numero de cursos, uma observação importante e interessante é a distribuição dos mesmos nas diferentes regiões do país. 
Segundo o documento ‘’Os desafios da educação farmacêutica no Brasil’’, do Conselho Federal de Farmácia, em 2008 o estado de São Paulo liderava com o maior número, dispondo de 82 cursos, seguido de Minas Gerais com 49. Mais uma vez o Norte se mostra prejudicado na quantidade de instituições, em que o Acre e Amapá possuíam apenas um curso cada uma. 

REFERÊNCIA:

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Disponível em: