Segundo
a Resolução 04/69 do CFF, a formação do farmacêutico, quando se trata das
disciplinas cursadas, o número de disciplinas são distribuídas da seguinte
forma:
Quando comparado a currículos
das instituições analisadas na publicação “Os desafios da educação farmacêutica
no Brasil”, percebe-se que as disciplinas apresentadas por muitas IESF privadas
tem um número menor de disciplinas do que as esclarecidas antes pela Resolução
04/69 do CFE, para a formação do farmacêutico (CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA,
2008).
O número de disciplinas varia de 35
a 77 disciplinas para a formação generalista, “esta distribuição desigual em
número de disciplinas poderá determinar perda de qualidade. Se bem integradas,
as disciplinas poderão formar núcleos interdisciplinares das três áreas da
profissão farmacêutica, com racionalidade e sequenciação lógica, sem superposição
de conteúdos e com aumento da qualidade.” (CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, 2008,
p. 73).
Para
ter acesso ao estudo completo acesse da página 71 a 103 do documento: Os desafios da educação farmacêutica no Brasil.
REFERÊNCIA:
CONSELHO FEDERAL
DE FARMÁCIA. Os desafios da Educação
Farmacêutica no Brasil. Brasília, 2008. 132p.
Postar um comentário