O gráfico a seguir apresenta o número de matriculados para o curso de Farmácia no ano de 2014.
Como é possível observar, as instituições privadas possuem maior quantidade de matriculados, representando 76,18% do total. As instituições públicas, que englobam as categorias federais, estaduais e municipais, representam 23,82% dos matriculados. Ao agregar o número das categorias privada e pública, se obteve um total de 106.424 mil matriculados no ano de 2014.

Ao dividir os dados por organizações acadêmicas, obtemos as seguintes informações:
As universidades privadas detêm o maior número de matriculados, com 54,97% do total. Os 45% restantes de matriculados, estão subdivididos nas categorias públicas federais, estaduais e municipais.

Os Centros Universitários privados são responsáveis por 97% do total de matriculados. Os Centros Universitários municipais e estaduais apresentam apenas 3% do total de matrículas. Nesta categoria não foi registrado Centro Universitário Federal. 

As faculdades privadas também apresentam o maior número de matriculados, com 99,5% do total. As faculdades públicas municipais representam 1% das matrículas.Os IF/ CEFET, foram responsáveis por 337 matrículas no ano de 2014.
A tabela abaixo apresenta o número de matrículas por organizações acadêmicas fazendo um comparativo entre as categorias administrativas.
Nas universidades, centros universitários e faculdades percebe-se que a maioria das matrículas se encontra na categoria privada. Este fato decorre do maior número de instituições privadas que oferecem o curso de Farmácia, o que trás como consequência mais vagas e , portanto, maior número de matrículas.

REFERÊNCIA:

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior - Graduação. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse>. Acesso em: 05 maio 2016.